Cumbia

A cumbia é um género musical e baile folclórico tradicional de Colômbia. É uma dança e ritmo com influências de três vertentes culturais principalmente indígena e negra africana e em menor medida, branca (espanhola), sendo fruto da larga e intensa mestiçagem entre estas culturas durante a Conquista e a Colonia.

  • Na instrumentação estão os tambores de origem negro africano; as maracas, o guache e os pitos (caña de millo e gaitas) de origem indígena; enquanto os cantos e coplas são aporte da poética espanhola.
  • Presença de movimentos sensuais, marcadamente galantes, sedutores, característicos dos bailes de origem africano.
  •  Os trajes típicos têm claros rasgos espanhóis: largas polleras, encajes, lentejoila, candongas, e os mesmos tocados de flores e a maquilhagem intensa nas mulheres; camisa e calças brancas, lençóis vermelhos amarrados ao pescoço e chapéu nos homens.

A partir da década de 1940, a cumbia comercial ou moderna expandiu-se ao resto de América Latina, trás o qual popularizou-se em todo o continente seguindo distintas adaptações comerciais, como: a cumbia pana menhã, a cumbia argentina, a cumbia boliviana, a cumbia chilena, a cumbia dominicana, a cumbia equatoriana, a cumbia mexicana, a cumbia peruana, la cumbia salvadorenha, la cumbia uruguaia e a cumbia venezolana, entre outras.

Fonte: en.wikipedia.org/wiki/Bachata_(music)

Porto com Salsa - Escola de Dança Cubana

Praça Mouzinho de Albuquerque, 113,
4100-359 Oporto
(Centro Comercial Brasilia)
Rotunda da Boavista
222 459 037 • 968 849 127 portocomsalsa.com@gmail.com