Merengue

O Merengue é um género musical bailável originado na República Dominicana a princípios do  XIX. É muito popular em Hispano América, onde é considerado, junto com a salsa, como um dos grandes géneros musicais bailáveis que distinguem o gentilício latino-americano.

No seus orígens, o merengue dominicano era interpretado com instrumentos de corda (bandurria e/ou guitarra). Ano mais tarde, os instrumentos de corda foram substituídos pelo acordéon, conformando-se assim, junto com a güira e a tambora, a estrutura instrumental do conjunto de merengue típico. Este conjunto, com seus três instrumentos, representa a sínteses das três culturas que conformaram a idiossincrasia da cultura dominicana. A influência europea vem a estar representada pelo acordeón, a africana pela tambora, que é um tambor dos parches, e a taína ou nativa pela güira.

Como foram músicos cultos os que fixaram a forma musical do novo merengue, os músicos populares trataram de imitar e seguir este modelo, enquanto o homem de campo continuou tocando o merengue na sua forma original. Isto deu origem a duas formas de merengue: o merengue folclórico ou típico, que ainda encontra-se nos campos, e o merengue de salão, próprio dos centros urbanos.

Na década dos 50, o merengue começa a adquirir ribetes de produto mercadológico organizado, tal e como demandava a música a nível internacional. O primeiro em revolucionar o género foi Johnny Ventura, com a formação nos inícios dos anos 60 de El Combo Show, impregnando novas cores ao ritmo e modernizando o género em todos los aspectos. Isto verifica-se principalmente com o surgimento da orquestra de Wilfrido Vargas e "Los Beduinos", da mão de seu productor Bienvenido Rodriguez. Cabe destacar o estelar aporte musical que recebeu o género por parte dos arranjos musicais do movimento Beduíno: Jorge TaverasSony OvalleWilfrido Vargas e Juancho Viloria. Esta estrutura sob o sello de Karen Records converteu-se no laboratório do que seria a Época Dourada do Merengue: Os anos 80. Nesta fábrica de talentos descobriram-se os líderes futuros do merengue, já que tanto Wilfrido como Bienvenido dedicaram-se a captar talentos e a construir agrupações satélites aos Beduinos; tal é o caso de Fernando Villalona, Bonny Cepeda e os Kenton surgido do grupo "Los Hijos del Rey".

A década dos 80 inicia com uma efervescência nacional do merengue, toda a República Dominicana estava inundada de orquestras de merengue e o movimento expandiu-se com força a Nova York, onde também formaram-se agrupações de primeira linha, que influíram bastante no ritmo com suas fusiones com ritmos caribenhos e o rock and roll, tais como La Gran Manzana e La banda de Nueva York.

Alguns dos artistas mais destacados do género são: Johnny VenturaJuan Luis GuerraWilfrido VargasFernando VillalonaSergio VargasLos Hermanos RosarioToño RosarioMilly QuezadaConjunto QuisqueyaVíctor Roque & La Gran ManzanaDionis Fernández & El EquipoEl ZafiroBonny CepedaPochy Familia & su CocobandEddy HerreraFreddy KentonHéctor AcostaJosé Peña Suazo & La Banda GordaRubby PérezSandy ReyesJossie Esteban & la Patrulla 15.

Fonte: es.wikipedia.org/wiki/Merengue_(género_musical)

Porto com Salsa - Escola de Dança Cubana

Praça Mouzinho de Albuquerque, 113,
4100-359 Oporto
(Centro Comercial Brasilia)
Rotunda da Boavista
222 459 037 • 968 849 127 portocomsalsa.com@gmail.com